1º Semestre
Marketing e Estratégia Digital
Redes Sociais e Conteúdos Digitais
Market Research Statistics
Big Data Analytics
Marketing e Estratégia Digital
Competências
- Dominar as técnicas e canais de marketing digital;
- Aplicar estratégias de marketing digital apropriadas ao turismo, hotelaria e
restauração; - Planear e gerir campanhas de marketing digital apropriadas ao turismo, hotelaria
e restauração; - Compreender as técnicas de notoriedade SEO e as métricas de avaliação do
marketing digital.
Conteúdos programáticos:
- Fundamentos do marketing
- Fundamentos e estratégia de marketing digital
- Blended Marketing
- Monitorização e otimização de campanhas de marketing digital
- Websites e Landing Pages
- Mobile Marketing
- Vídeo Marketing
- Publicidade
- Plano de marketing digital
Redes Sociais e Conteúdos Digitais
Competências
- Projetar conteúdos multimédia adequados à restauração, hotelaria e turismo que
articulem a utilização de diferentes canais digitais; - Desenvolver conteúdos multimédia para Social Media adequados para a
restauração, hotelaria e turismo; - Dominar as técnicas de Search Engine Marketing;
- Planear campanhas de marketing digital em canais de Social Media.
Conteúdos programáticos:
- Copywriting
- eContent Marketing
- Web copywriting & SEO
- Storytelling
- Search Engine Marketing (SEM)
- Social Media Marketing
Market Research Statistics
Competências
- Compreender a importância da recolha e tratamento de dados do mercado na
tomada de decisão, e na implementação das atividades de marketing na hotelaria e
turismo; - Compreender os conceitos mais relevantes da estatística em investigação de
marketing; - Aplicar os conceitos de estatística adequados ao marketing em hotelaria e turismo;
- Interpretar as tendências atuais dos estudos de mercado.
Conteúdos programáticos:
- Estatística descritiva
- Amostragem
- Testes de significância
- Modelação de relacionamentos nos dados
Segmentação
Big Data Analytics
Competências
- Perceber o processo analítico e o impacto de Big Data na Gestão da Informação para a
hotelaria e turismo; - Utilizar Tecnologias e Métodos de Big Data;
- Definir processos de negócio baseados em Big Data Analytics;
- Perceber a importância na segurança, privacidade e ética na utilização da informação.
Conteúdos programáticos:
- Conceitos de Big Data Analytics e Business Intelligence
- Tecnologias e Métodos de Big Data (Hadoop, Hive, Spark e outras)
- O Papel de Big Data na Inovação
- Big Data Governance
- Big Data, Segurança e Ética
2º Semestre
Comportamento do Consumidor
Cibersegurança
Branding Digital e Gestão de Clientes
Web Business e Digital Design
Comportamento do Consumidor
Competências
- Reconhecer a relevância do estudo do comportamento do consumidor;
- Compreender os motivadores, determinantes e modelos subjacentes ao processo de
decisão de compra; - Compreender o processo de tomada de decisão de compra;
- Analisar criticamente o comportamento do consumidor.
Conteúdos programáticos:
- Estudo do comportamento do consumidor
- O processo de tomada de decisão de compra e consumo
- Influências ao processo de decisão
- Influenciando o comportamento do consumidor
Cibersegurança
Competências
- Compreender a importância da segurança da informação e dos sistemas para
organizações de restauração, hotelaria e turismo; - Identificar possíveis ameaças tecnológicas em organizações de restauração,
hotelaria e turismo; - Reconhecer a importância da certificação em normas de segurança de
informação internacionais; - Compreender os conceitos de Propriedade Intelectual e de Proteção de Dados em
contexto digital.
Conteúdos programáticos:
- Fundamentos de segurança informática
- Técnicas de Segurança de Sistemas
- Segurança da Informação em Organizações
- Auditorias
- Ética e Proteção de Dados
Branding Digital e Gestão de Clientes
Competências
- Reconhecer o branding digital como estratégia para a fidelização de clientes;
- Compreender o comportamento digital dos consumidores;
- Reconhecer a importância de plataformas para relacionamento e
acompanhamento assertivo do cliente ou potenciais clientes em restauração,
hotelaria e turismo; - Reconhecer a importância da criação de ligações digitais entre os consumidores e
as marcas.
Conteúdos programáticos:
- Branding Digital
- O consumidor digital
- Customer Relationship Management (CRM)
- Plataformas de CRM e eCRM
- Mobile CRM
Web Business e Digital Design
Competências
- Aplicar modelos de negócio e comércio eletrónico;
- Compreender oportunidades e riscos do negócio e comércio eletrónico;
- Compreender o processo criativo e de inovação utilizado na metodologia de
Design Thinking; - Utilizar a metodologia de Design Thinking como meio para a inovação tecnológica
de produtos e serviços.
Conteúdos programáticos:
- Fundamentos do e-business e e-commerce
- Social commerce
- Mobile commerce (m-commerce)
- Creativity & Ideation
- Design thinking
- Design Strategy
- Project planning and roadmapping